Na peça Abdias Nascimento: Axés de Sangue e Esperança, o impacto vai além da palavra dita. A peça mergulha nos bastidores de uma produção em homenagem a Abdias Nascimento (1914-2011), o escritor, senador, ativista e fundador do Teatro Experimental do Negro (TEN), que traz em seu núcleo um ator (Lincoln Oliveira) e um diretor (Paulo Guidelly) que se desnudam não só de seus personagens, mas de suas próprias identidades enquanto homens negros na sociedade brasileira.
Escrita por Ivan Jaf e Diego Ferreira, e com direção de Johayne Hildefonso e Iléa Ferraz, a peça faz um resgate da vida e da obra de Abdias do Nascimento, e, mais do que isso, propõe uma reflexão sobre o próprio teatro como espaço de resistência.
O que se vê também fala
O que se vê também fala — e muito. O figurino e o cenário, assinados por Nello Marrese e Monica Carvalho, são construções visuais que aprofundam a narrativa e dialogam com a ancestralidade, a memória e a força simbólica da presença negra em cena.

Nello Marrese é figurinista, cenógrafo e ator, com ampla atuação no teatro brasileiro. Ao longo da carreira, colaborou com montagens marcantes que se destacam pela estética precisa e narrativa. Seu trabalho na peça traduz, em forma e textura, os atravessamentos históricos que o espetáculo traz à tona.

Monica Carvalho, artista plástica com alma de artesã que transforma insumos da natureza em obras de arte, é parceira criativa de Nello neste projeto. Com sensibilidade e apuro estético, contribui para a criação de um cenário que não apenas ambienta a cena, mas a transforma. O espaço do palco torna-se simbólico — ao mesmo tempo ritualístico e político.
Cada tecido, cada objeto, cada escolha visual carrega significados: são elementos que ampliam a dramaturgia e convidam o público a mergulhar na experiência sensorial e simbólica proposta pelo espetáculo.
Em Abdias do Nascimento, estética é também discurso.
Em cartaz no SESC Copacabana entre 24/04/25 e 18/05/25.
Projeto realizado através do Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar, iniciativa do @sescrio que incentiva a produção artística e cultural em suas diversas manifestações.
Galeria












Ficha técnica
Idealização: Lincoln Oliveira (@lincoln.oliveira.7545708)
Texto: Ivan Jaf (@ivanjafoficial) e Diego Ferreira (@diegodacostaferreira2017)
Direção: Johayne Hildefonso @johaynehildefonsooficial @ileaferraz
Elenco: Lincoln Oliveira, Paulo Guidelly (@pauloguidelly) e João Nascimento (@ojoaovnascimento)
Figurino e Cenário: Nello Marrese (@marresenello) e Mônica Carvalho (@monicacarvalhoklausschneider)
Trilha Sonora: André Abujamra (@andre_abujamra)
Iluminação: Dani Sanchez (@danisanchez1)
Coordenação e Produção Executiva: Beto Bruno (@beto_bruno) Dora Maria (@doramarialima)
Mídias Sociais e Identidade Visual: @conexionebr
Assessoria de Imprensa: @dicasdopinhao
Realização: EVOÉ Produções Artísticas
Apoio Institucional: IPEAFRO (@ipeafro | Site)






